"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Descansar com Deus

            O livro do Êxodo apresenta outra motivação para o descanso semanal: “Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm, mas repousou no sétimo dia; por isso Javé abençoou o dia do sábado e o santificou” (Ex 20,11). E, para a nossa surpresa, descobrimos que no dia do descanso semana devemos servir ao Deus que descansa. O que significa isso?
            Assim como Deus criou tudo em seis dias, e nos sétimo descansou, também nós devemos criar o mundo em seis dias, através do nosso trabalho, e nos dia do descanso descansar. Será que Deus nos libertou de tudo para depois nos tornar escravos dele? Sim e não. Acontece que servir ao Deus da liberdade significa encontrar a liberdade. Servir ao Deus que descansa é descansar junto com ele. Só fica um problema: Quando é que todos vão poder descansar de fato no fim de semana? Dentro de uma sociedade onde a maioria trabalha e uma minoria usufrui do trabalho (dos outros), como é que todos poderão descansar?
            Podemos então perceber que estamos bem longe de poder observar essa ordem de Deus. Precisamos antes criar uma sociedade nova onde todos, de fato, trabalhe, para que todos, de fato, possam descansar. Caso contrário, estaremos sempre, de alguma forma, roubando o descanso dos outros, e neste caso o descanso do próprio Deus.
            Pra que serve o descanso? Para voltarmo-nos para nós mesmos e para as realidades mais profundas da vida: a esposa, os filhos, nossa alma, nossa sociedade, nossa história, o projeto de Deus, tudo o que é a nossa maior aspiração.
            Liberdade e descanso para repensar a semana passada e projetar a semana que vem, a fim de nos encaminharmos para a sociedade e a história que Deus quer construir junto com todos e cada um de nós. Só então poderemos finalmente descansar com Deus!

Padre Ivo Storniolo

Nenhum comentário: