"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Nossa irmã sombra...

            O caminho que de Jericó leva para Jerusalém, é o caminho da vida; e está superlotado de cegos. Cegos até de olhos bem abertos, que se acotovelam para ver o Cristo passar; mas, mesmo enxergando, não conseguem reconhecê-lo como Filho de Deus, nem querem saber por que é que ele vai para Jerusalém.
            Os cegos do caminho somos nós, cuja cegueira virou nossa inseparável “irmã sombra”, que se identifica com a descrença, a desconfiança e a dúvida de todos nós. É que deixamo-la estabelecer-se tranquilamente em nós, no lugar da fé.
            Ela nos tornou cegos com relação a nós mesmos; incapazes de distinguirmos os pecados das virtudes, o mal do bem, a luz das trevas; indecisos quanto ao caminho a seguir; incertos a respeito daquilo que queremos, daquilo que somos e daquilo que Deus quer de nós.
            Tornou-nos cegos com relação a Deus. Tornou-nos cegos com relação a Deus. Tanto assim que consideramo-lo mais patrão do que Pai; mais policial do que Pastor; mais inimigo do que Amigo; mais escravizador do que Libertador; mais castigador do que Salvador.
            E tornou-nos cegos também com relação aos irmãos, dando-nos deles uma imagem totalmente distorcida. Nossa irmã sombra é mestra em agigantar os pecados alheios e em aniquilar os méritos deles; é até capaz de fazer-nos enxergar o cisco no olho do outro, sem permitir-nos ver a trave que está no nosso.
            Nem tudo, porém, está perdido. Nossa irmã sombra não é indestrutível; pode ser varrida a qualquer momento. A não ser que estejamos gostando dela e a convivência com ela se tenha tornado agradável para nós... Gostar de nossa cegueira é a pior desgraça que nos poderia acontecer.
            Mas, se desejarmos libertar-nos dela, basta-nos lançar o grito de Bartimeu: “Mestre, que eu veja!” Então, nossa irmã sombra cederá o lugar à fé; nossa treva irá se transformar em luz. E nós poderemos retomar nossa caminhada com Cristo e com os irmãos, rumo a Jerusalém, rumo ao Reino de Deus.

Padre Virgílio, ssp

Nenhum comentário: