"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

... depende da autorização! Alguém está ao meu lado

Infelizmente, muitos remetem a devoção aos Anjos para as crianças. Errado. Elas já têm muitos anjos solícitos, que são os pais, irmãos, parentes e amigos. O adulto pode precisar muito mais do seu Anjo, devido à responsabilidade de sua consciência!


... nada de brincadeiras!

Há grande diferença entre devoção esporádica ou rotineira ao Anjo, ou um compromisso vital com ele. No movimento aprovado pela Igreja, a “Obra dos Anjos”, é permitida a “promessa ao Anjo da Guarda” perante um sacerdote autorizado. Jamais poderá existir apenas veleidade ou mera curiosidade sentimental. É um verdadeiro compromisso.


... compromisso secreto!


É de pessoa para pessoa. É assunto secreto de cada um com o seu Anjo. É algo íntimo. Atitude básica. É uma licença total, perante a Igreja. Uma pequena profissão religiosa, em que a liberdade interior está plantada sobre a atuação direta do Espírito Santo. Por isso, não existe uma associação rígida, com estatutos e reuniões programadas. É a grande liberdade da alma, empolgada diretamente por Deus, através dos seus Anjos.


... é uma vocação!

Não é qualquer pessoa que pode realizar a promessa ao Anjo da Guarda. De per si, é uma vocação interior. Deve haver um chamamento de Deus. A necessidade interior de crescer na visão sobrenatural da vida. Após a promessa, deverá seguir a orientação angelical, com todos os efeitos benéficos e imprevisíveis.


Um sacerdote fez o pacto com o seu Anjo, aos oitenta e seis anos de idade e, saboreando os frutos benéficos desta convivência, exclamou quase desolado: “Por que não soube disto, quando me ordenei sacerdote?” nesta queixa transparece uma perda enorme de muitos anos. Com a ajuda conscientizada do Anjo poderia ter feito muito mais pelo Reino de Deus.


... o tamanho da licença!


A licença oficial ao Anjo é como o apertar o botão de luz. Todos os homens têm o seu Anjo, mas este deve respeitar a liberdade, o dom supremo.


Deus mesmo respeita, de tal maneira a liberdade dos homens, que entrega, em suas próprias mãos, o destino eterno.


O Anjo atua, na medida da permissão que recebe. Imagina, se deres uma licença “de vida”, quanta beleza, quanto poder e quanta felicidade atuante do teu lado! Necessariamente deverá acontecer algo de melhor em tua vida!

“... não lhe resistas...” (Ex 23,20-24).

Afonso de Santa Cruz

Nenhum comentário: