"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 3 de março de 2011

Infalibilidade da Igreja - Infalibilidade papal

3.3. Infalibilidade papal
O Papa, cabeça do Colégio Episcopal, goza de infalibilidade em virtude do seu cargo, quando, age, por um ato definitivo, como pastor e mestre de todos os fieis.

Tal carisma convém ao Papa não em virtude da sua pessoa, mas sim por causa da função que exerce de ser o supremo guardião do depósito revelado. Tal dom de Deus ocorre quando o Papa manifesta sua intenção de falar me termos definitivos, como supremo mestre do povo de Deus a respeito de fé ou de Moral.

As definições papais e conciliares são ditas “irreformáveis” por si mesmas e não em virtude de consentimento da igreja (como queria o galicanismo). São definições “proferidas sob a assistência do Espírito Santo que, por isto mesmo, não necessitam de aprovação humana” (cf. Lumen Gentium nº 25). O Código de Direito Canônico resume claramente tal doutrina nos seguintes termos:
“Em virtude do seu ofício, o Sumo Pontífice goza de infalibilidade no magistério quando, como pastor e doutor supremo de todos os fieis, a quem cabe confirmar na fé os seus irmãos, proclama, por ato definitivo, que se deve aceitar uma doutrina referente à fé e aos costumes” (cânon 749 § 1).
O mesmo Código acrescenta:
“Nenhuma doutrina é considerada infalivelmente definida se não constar claramente” (ib. § 3).

A seguir:
O objeto da infalibilidade

Nenhum comentário: