"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 9 de julho de 2011

As primeiras parábolas – As parábolas do Reino dos Céus – continuação



A terceira parábola é da cizânia ou do joio: Em um campo semeado de trigo, o inimigo, à noite, espalhou a cizânia. Quando os camponeses a descobriam, foram perguntar ao patrão se deviam arrancar aquela erva má.

- “Não”, disse ele, “porque podeis estragar a erva boa; esperai a colheita. Então, separareis o joio do trigo. Os feixes de joio serão atirados à fornalha e os de trigo guardados no celeiro”.

A cizânia é uma planta muito parecida com o trigo, mas é venenosa. Também entre os homens há aqueles que têm aparência de bons mas são maus. Deus, porém não quer que nos ponhamos a julgar e a punir. No dia da colheita será feito a justiça.

De outra parte, muitos se julgam livres para satisfazer a todos os seus caprichos porque não sofrem, imediatamente, nenhuma punição. Estejam atentos! Virá logo o tempo da colheita! Este fato também é ensinado na parábola da rede.

O pescador estende sua rede, depois puxa e recolhe tudo o que nela se encontra, isto é, peixes bons e maus. 

Quando está cheia, estende-a sobre a margem e faz a escolha. Os bons vão para os cestos e os que não prestam, jogam-nos fora. Assim os Anjos farão para os homens no fim do mundo

A seguir outras quatro pequenas parábolas: “Grão de mostarda, a do levedo, a do tesouro e a da pérola.

Nenhum comentário: