"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 10 de julho de 2011

As primeiras parábolas – As parábolas do Reino dos Céus – fim...



Agora vêm outras quatro pequenas parábolas as quais reuniremos duas a duas. A do grão de mostarda e a do levedo; a do tesouro e a da pérola.

A mostarda tem uma semente pequeníssima, mas na Palestina, se desenvolve muito, até tornar-se um arbusto de quatro metros, no qual as aves pousam e fazem seus ninhos. Assim, da pequena terra da Palestina, o Reino de Deus espalhou seus galhos e sua sombra sobre toda a terra. De fato, não há região ou ilha, espalhada pelo oceano, onde o Missionário não tenha plantado o sinal da Redenção.

***

A levedura põe-se na farinha. Uma pitadinha, numa grande quantidade de massa a faz crescer e tornar-se macia e gostosa. Do mesmo modo, o fermento da fé e da caridade, transforma os corações frios e insensíveis dos homens.

***

O Reino do Céu, enfim, é semelhante a um tesouro escondido e a uma pérola preciosa.
Um homem descobre um tesouro escondido em um campo. Não podendo cavar e levá-lo dali, o que faz? Cobre-o muito bem, depois corre para casa muito contente; vende tudo o que tem e compra o campo.
O mesmo faz um negociante de pérolas preciosas. Encontra uma pérola de grande valor; volta para casa, vende tudo e compra a pérola. O significado é claro e evidente, amigos: pelo Reino dos Céus, se formos sábios e prudentes, devemos sacrificar tudo o mais, porque ele vale imensamente mais que tudo.

Digam a Jesus: - “O teu Reino é a minha única pérola preciosa! Fazei que ele cresça em mim, como o pão sob o efeito do fermento, ou como a sementinha que, em terra boa, se transforma em árvore frondosa”.

Nenhum comentário: