"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tudo estava perdido...



Depois de lermos as parábolas de Jesus compreendemos que Ele nunca nos abandona. Ele é o Semeador e é Ele que também separará o joio do trigo. Mas, nunca abandonou as sementes que caíram à beira da estrada, nem a que caiu no terreno pedregoso, nem aquelas que caíram no meio dos espinhos... Mesmo estas ele tenta livrar, desembaraçar, chamar a atenção... salvar... Também não deixar arrancar o joio, para que o trigo não seja arrancado junto... Mas também podemos entender que ele possa ter a esperança de que este “joio” vire “trigo”, pois que todas as parábolas se referem aos seres humanos e não aos vegetais ou aos animais...
São bem fáceis de compreender, na verdade...

Hoje iniciamos outro capítulo que nos deixará clara a mensagem de que Jesus quer a nossa salvação e não a nossa condenação. Então... Acompanhemos os escritos de Frei Battistini a respeito.

JESUS “veio SALVAR o que estava perdido” Lc 19,10.

O que estava perdido? Toda a humanidade. Todos estavam perdidos.
Excetuando-se Maria, Mãe do Salvador, os profetas, e mais alguns que viviam no anonimato, o resto do mundo estava uma lástima.

A rebelião dos primeiros pais contra Deus é a raiz de toda aberração e toda podridão em que caiu a humanidade.
Imagine uma enorme pedra de milhões de toneladas que, estando bem firme assentada sobre uma montanha, a um certo ponto se desprende e começou a rolar para baixo... sempre mais em baixo... até cair num buraco enorme cheio de lama e de toda sujeira. E ali colocou raízes...

Este não é lugar da pedra. Seu lugar natural, dado-lhe pelo seu Feitor, é estar em cima da montanha. Como fazer para recolocar a pedra no seu lugar? Sozinha? É impossível! Precisa-se de Alguém mais forte que a pegue de peso, e a recoloque no seu lugar.

A humanidade é esta pedra. O ser humano saiu de Deus. Deus criou o ser humano. E o criou com inteligência para conhecer, e com vontade para amar.
Seu lugar é estar acima de todos os seres criados. Sua finalidade é estar “nas alturas”, para viver na intimidade de seu Criador.
O lugar natural da humanidade é compartilhar da paz, da felicidade, do amor de seu Criador e Pai.

Não foi assim. O ser humano, livre, a guisa daquela pedra, se desligou, e se desprendeu de Deus, e começou a sua corrida louca, para o abismo, para a morte, para a perdição. Sempre mais longe de seu Criador e Pai.
Quem recolocará a humanidade no seu lugar natural?

Para facilitar a exposição e a compreensão da matéria, dividimos a situação da humanidade em três aspectos:

a)         situação religiosa,
b)         situação sócio-política
c)          situação moral.

A seguir Situação Religiosa: Idolatria

Nenhum comentário: