"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tudo estava perdido... Situação religiosa: idolatria..


.
Por causa do pecado original a natureza humana ficou debilitada, enfraquecida, apoucada.
A ordem e o equilíbrio original deram lugar a desordem e desequilíbrio.

 O SER HUMANO, depois do pecado original, deixou-se guiar, não pela inteligência e pela vontade, mas pelos sentidos desordenados, e então o egoísmo, a violência, a idolatria, o medo, prevaleceram.
Foi assim que, aos poucos, o homem perdeu a certeza da sua raiz, da sua origem divina, e virou seu rosto, sua atenção aos ídolos, por ele mesmo fabricados.

CULTO DE ADORAÇÃO. Adorar é reconhecer naquele a quem adoramos o único Criador e Senhor de nossa vida. Pelo motivo que só Deus é Criador e Senhor, é lógico que o culto de adoração deve-se dar só e exclusivamente a Deus.

Pela sua origem divina, o homem devia dar, sempre, ao Único Deus, o culto de adoração. Também, pela sua inteligência, o homem pode e deve chegar a reconhecer, através das coisas criadas, que há um único Criador e Senhor, ao qual dar, tributar o culto de adoração e gratidão.
Isto o homem não fez.

O culto de ADORAÇÃO, repito, que se deve dar só e exclusivamente a Deus, o homem o deu aos vários deuses por ele criados.
No lugar de Deus, o homem colocou pedaços de pau, barro, figuras humanas, estrelas, o sol, animais, etc.
Podemos dizer, sem exagerar, que o campo mais fecundo do homem foi o campo onde o homem, criou, do barro, o seu deus.

Tomou os elementos mais comuns: barro, luz, sol, lua, sexo, pão, vinho, flores, frutas... e disto criou deuses a sua semelhança.

Deuses à vontade e para todos os gostos e para toda atividade humana.
Um deus para o amoroso, um deus para o belicoso, um deus para o fecundo, um deus para a prostitua, um deus para o rico, um deus para o vingador.

Quase todas as coisas com as quais os sentidos do homem tiveram que lidar, forneceram uma imagem, um motivo de onde o homem partiu para criar seus deuses.

Sem dúvida, este é o pecado que mais aviltou o homem. Que mais rebaixou o homem.
IDOLATRIA DO POVO ELEITO. O mesmo povo de Israel, escolhido, para ser o “guia” de todos os povos, não escapou deste horrível pecado que é a idolatria.

As broncas piores de Deus para com seu ovo escolhido foram, quase exclusivamente, por este motivo.
Quando o povo Judeu deixava de adorar seu Deus, o “Deus dos exércitos”, porque o Único existente, o único Forte, ELE não poupava os castigos para seu povo.

- “Os israelitas apartaram-se do Senhor para servirem a Ball, às astartes, e as divindades dos amorreus, dos sidonios, dos moabitas, dos amonitas, dos filisteus. ABANDONANDO O SENHOR, em vez de servi-lO” Jz 10,6.

- “Morto Gedeon os filhos de Israel voltaram a se prostituirem aos baals, tomaram por seu deus a baal-berit” Jz 8,33.

- “Acazias, rei de Israel, estando enfermo, mandou consultar a baalzebub; deus das moscas e das esterqueiras.
Elias, o profeta do Deus Vivo, se apresentou em nome de Deus, aos emissários e assim falou: “Porventura, NÃO HÁ DEUS EM ISRAEL, para irdes consultar a baalzebud, deus de Accarom? Por isso, assim fala o Senhor: Não descerá do leito ao qual subiste, mas com certeza morrerás” 2Rs 1,1-4.

O povo de Israel, outrora escolhido por Deus como o seu povo predileto, foi recusado por Deus, porque este povo, “ABANDONOU A ELE”, e virou seu rosto para os deuses estrangeiros, falsos e mentirosos, que não existem.

O pecado de idolatria é o que mais ofende a Deus e o que mais rebaixa a dignidade do ser humano.
Pára ter uma ideia: Que diria você, se seu filho, que você ama tanto, vida de sua vida, deixasse você e trocasse você por um pedaço de esterco?
Que diria você, se seu filho, ossos de seus ossos, recusasse você e preferisse dar toda sua atenção, sua obediência, seu amor, a um pedaço de esterco? Aqui se explica a “ira” de Deus contra seu povo que o abandonou e preferiu os ídolos humilhantes.

O Autor do livro da Sabedoria bem a razão diz: “São uns desgraçados, põem sua esperança em seres mortos, estes que chamam deuses a obra de mãos humanas, ouro, prata, lavrados com arte, figuras de animais, ou uma pedra inútil, obra de mãos antiga” Sb 13,10.

“O ídolo fabricado seja maldito, ele e quem o fez; este porque o fez; aquele porque, corruptível, foi chamado deus. Pois Deus detesta igualmente o ímpio e sua impiedade” Sb 14,8-9.

- O mesmo São Paulo invoca a ira de Deus “contra toda impiedade”, porque os homens tinham e tem a possibilidade de conhecer a Deus pelas suas criaturas, mas, ao contrário, tomaram as criaturas como se fossem deuses.
“Sua realidade – seu eterno poder e sua divindade – tornou-se inteligível desde a criação do mundo, através das criaturas, de sorte que, não tem desculpa.

Pois tendo conhecido a Deus não O honraram como Deus, nem lhe renderam graças, pelo contrário, eles se perderam em vão arrazoados e seu coração insensato ficou nas trevas. Jactando-se de possuir a sabedoria, tornaram-se tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens do homem corruptível, de aves, quadrúpedes e répteis” Rm 1,20-23.

Finalizando, toda a humanidade no campo religioso estava perdida, pois a infinidade de deuses criados pelo homem não tinham capacidade de salvar pois eles mesmos precisavam de salvação.

Frei Battistini

A seguir: Situação Sócio-Política

Nenhum comentário: